Copa RS: presidente da FGFA fala sobre o torneio que estreia neste domingo

O kickoff da Copinha acontece em Venâncio Aires e terá rodada dupla

13934920_1123206691100898_8000419152271046588_n

Soldiers e Snakes se enfrentam pela terceira vez em 2016. Foto: Radar Esportivo UFSM

Inédita em solo gaúcho, a Copa RS de futebol americano foi criada para preencher o segundo semestre das equipes que não disputam nenhuma competição nacional ou regional. Além de manter as equipes em atividade, a competição é importante para dar ritmo para atletas mais jovens, já que oportuniza a entrada do time B de equipes mais experientes.

Dessa forma, em 2016 fazem parte do certame quatro times: Bulldogs F.A. e São Leopoldo Mustangs, que após o Campeonato Gaúcho não tiveram pela frente nenhum compromisso oficial, e Bento Gonçalves Snakes e Santa Maria Soldiers, que dividem sua atenção com a Liga Nacional.

“A gente pensou em fazer um equilíbrio, de maneira que a gente pudesse utilizar a Copa para formar novos jogadores. Dentro do plantel do Soldiers e do Snakes tem aqueles jogadores que, por conta do número elevado no plantel, acabam não jogando na Liga. Então a Copa também vem para esse tipo de jogador, para que eles possam ser testados” pondera o presidente da Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA), Jéferson Mendes.

O formato do torneio é simples: todas as equipes se enfrentam em uma primeira fase e as duas melhores colocadas fazem a final. As rodadas serão duplas (um jogo pela manhã e um à tarde) e sempre aos domingos. Cada time tem a oportunidade de sediar um evento: Venâncio Aires no dia 25 de outubro, 6 de novembro será a vez de Santa Maria, Bento Gonçalves em 20 de novembro e São Leopoldo a grande final, marcada para o dia 4 de dezembro.

Além dos jogos, as cidades-sede também receberão uma clínica de arbitragem. Nesses locais, na véspera da partida (sábado), ocorrerão seletivas que visam aumentar o atual plantel de árbitros no estado. “A clínica que ocorreria hoje em Venâncio Aires, um dia antes da partida, por causa dos grandes eventos que estão acontecendo na região, não aconteceu. Mas ela já está marcada para o mês de outubro. As outras sedes todas irão receber a seletiva de arbitragem no sábado anterior à partida” conta o presidente da FGFA.

A primeira rodada da Copa RS acontece amanhã (25), em Venâncio Aires. Às 9h, Santa Maria Soldiers e Bento Gonçalves Snakes se enfrentam, em jogo que você pode acompanhar ao vivo na Rádio Universidade. As duas equipes já se enfrentaram duas vezes em 2016. Em ambOs os encontros, o time de Santa Maria saiu vitorioso: por 43 a 6 na temporada regular do Gauchão e 50 a 0 na primeira fase da Liga Nacional. Às 14h,o dono da casa Bulldogs F.A. duela contra o São Leopoldo Mustangs.

Calendário de jogos:

1ª Rodada – Venâncio Aires (25/09)

9h: Bento Gonçalves Snakes vs Santa Maria Soldiers
14h: Venâncio Aires Bulldogs vs São Leopoldo Mustangs

2ª Rodada – Santa Maria (06/11)

9h: Bento Gonçalves Snakes vs Venâncio Aires Bulldogs
14h: Santa Maria Soldiers vs São Leopoldo Mustangs

3ª Rodada – Bento Gonçalves (20/11)

9h: Santa Maria Soldiers vs Venâncio Aires Bulldogs
14h: Bento Gonçalves Snakes vs São Leopoldo Mustangs

Final – São Leopoldo (04/12)

9h: Disputa do 3º lugar
14h: Final

Ouça na íntegra o bate-papo da nossa equipe com o presidente da FGFA, Jéferson Mendes:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s