Santa Maria Soldiers é Campeão do Campeonato Gaúcho 2017!

Santa Maria Soldiers superou o Juventude FA por 31 a 7 na tarde desse sábado no Estádio Presidente Vargas em Santa Maria. A partida foi válida pelo Santa Maria Bowl, a final do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano 2017.

Os dois times chegaram a essa final com 100% de aproveitamento, ambos com 6 jogos e 6 vitórias, mas a campanha do time de Santa Maria era melhor devido ao saldo de pontos: 360 a 223. Soldiers e Juventude também disputaram a final do campeonato do ano passado, o Gigante Bowl que foi realizado no Estádio Beira-Rio em Porto Alegre. Naquela ocasião, o Soldiers levou a melhor: 21 a 3. Logo, o jogo desse sábado contava com um clima de revanche por parte da equipe da serra gaúcha.

O forte frio da madrugada santa-mariense fez com o que o gramado amanhecesse com uma leve geada e adquirisse coloração esbranquiçada, porém a medida que o sol surgia e a partida se aproximava o campo de jogo voltou a sua cor normal. Por parte da torcida, essa compareceu em grande número tanto do Soldiers quanto do Juventude.

AN1_0717O JOGO

A partida começou com a posse de bola pelo lado do time da serra gaúcha que ao receber o kickoff de inicio de partida, Bruno Bortoluzzi avançou cerca de 40 jardas, porém ao ser confrontado pela defesa do Soldiers acabou cedendo um fumble.

Na primeira descida do time da casa, Siqueira comandou dois first down com suas ótimas corridas. Após, Vinícius Zanon recebeu um passe de 18 jardas o que deixou o soldiers a 1 marcação para o touchdown, e após 3 tentativas sem sucesso, Douglas Rodrigues arriscou uma 4º descida e conseguiu marcar o 1º touchdown da partida, Fabrício Santana marcou o extra point.

Quando recebeu a posse de bola, o Juventude tentou uma corrida com Bortoluzzi, porém esse arriscou um longo passe que foi interceptado pelo jogador do Soldiers, Indio, que avançou cerca de 20 jardas depois de recuperar a bola. Com a bola em sua posse e aproximadamente 15 jardas para percorrer, o QB Douglas Rodrigues tentou passes mas esses foram incompletos, e ao chegar na 4º descida o time da casa optou pelo Field Goal que foi marcado com êxito por Fabrício Santana.

A defesa do Soldiers se mostrou muito eficiente no ataque seguinte do Juventude FA, não deixando o time da serra completar passes o que levou o Juventude realizar o Punt.

Em sua terceira posse de bola ofensiva, Douglas Rodrigues conseguiu um belo passe para Vinícius Zanon que deixou o Soldiers a 2 jardas da Endzone. No snap seguinte, Douglas Rodrigues encontrou o WR Fabiano Vargas que recebeu, 2º touchdown para o Soldiers. Fabricio Santana marcou o extra point. Soldiers 17×0 Juventude FA.

AN1_0791

O Juventude conseguiu seu primeiro first down em ótimo passe do QB Cauzzi de 20 jardas para Vagner Pacheco, porém o ataque parou na ótima defesa do Soldiers que obrigou o time visitante a realizar o punt.

No ataque seguinte, o Soldiers cometeu uma falta e teve que voltar 15 jardas, precisando de uma grande jogada, Douglas Rodrigues arriscou longos passes que foram incompletos e o punt teve q ser realizado.

O primeiro touchdown do time da serra foi marcado pelo RB Bruno Bortoluzzi que correu cerca de 40 jardas para marcar. O Juventude converteu o extra point. Soldiers 17×7 Juventude FA.

Após os primeiros pontos do time visitante, o jogador do Soldiers, Nathan Dias recebeu o kickoff e percorreu cerca de 20 jardas, mas ao ser confrontado pela defesa do Juventude, cedeu um fumble. No segundo snap após o fumble, Cauzzi tentou um grande passe, mas esse parou na mão do jogador defensivo do Soldiers, Carlesso. Segunda Interceptação do Soldiers.

Soldiers conseguiu um first down com Sikeira, porém nas jogadas seguintes, o time da casa não conseguiu avanço e acabou por realizar um punt. Outro punt foi realizado pelo Juventude logo após, Cauzzi tentou passes que não foram completos.

Com o final do primeiro tempo chegando, o ataque de santa maria realizou ótimas corridas com Busanello, conseguindo alguns first downs. Soldiers ia realizar o Field Goal porém o tempo do 2º quarto acabou antes de ser realizado.

O primeiro tempo na partida contou com um ótimo começo por parte do Soldiers, no primeiro quarto foi um touchdown e o 2º touchdown foi realizado logo na primeira jogada do 2º quarto. Já o Juventude teve um começo nervoso, com um fumble cedido e uma interceptação sofrida. No decorrer do 2º quarto, a equipe da serra gaúcha se encontrou no jogo, realizando um touchdown em uma bela corrida de Bortoluzzi, e a defesa também aumentou sua efetividade obrigando o Soldiers a realizar 2 punts. Ainda no final do 2º quarto, o Soldiers estava perto de marcar um Field Goal que não pode ser realizado devido ao tempo esgotado.

AN1_0909

 

O primeiro ataque do segundo tempo foi por parte do Soldiers, mas o time cometeu um holding o que resultou um retrocesso de 15 jardas. Douglas Rodrigues conseguiu um belo passe para Nathan Dias, porém não foi suficiente para o first down. Com isso, punt do Soldiers.

O Juventude tentou corridas com Bortoluzzi mas esse parou na sólida defesa do Soldiers e também teve que optar pelo punt. O próximo ataque do Soldiers estava sendo comandado por Siqueira. Mas após significativos avanços, o ataque do Soldiers não conseguiu conectar passes pretendidos e acabou terminando novamente com o punt.

Juventude conseguiu 2 first down seguidos com ótimos passes conectados por Cauzzi com seus WR, porém esse ótimo avanço parou em um sack realizado por Vinicius Zanon, e após em um tackle em Bortoluzzi por Wagner Freitas.

No punt, o chute foi interceptado por Daronch e a bola foi para Chellotti, ele avancou até a endzone, mas a arbitragem marcou saída dele na linha das 11 jardas. Mas mesmo perto de marcar o ataque do Soldiers não estava conseguindo furar o bloqueio do Juventude, até que a defesa cometeu uma falta que deixou o ataque do Soldiers a 2 jardas do touchdown que foi marcado por Busanello na jogada seguinte. Fabricio Sanatana marcou o extra point. Soldiers 24×07 Juventude.

Na jogada seguinte, o ataque do Juventude arriscou longos passes sem êxito o que resultou em turnover on downs. No ataque seguinte do Soldiers não houve avanços e o punt teve que ser realizado.

O ataque do Juventude continuou a arriscar muito, e em um dos seus longos passes, Ziegler interceptou e levou o ataque do Soldiers até a linha de 20 jardas, mas duas faltas fizeram o Soldiers voltar a linha de 40 jardas, mesmo assim, em um grande passe de Douglas quase que Natan faz o 4º touchdown para o Soldiers. Após essa jogada, Douglas foi sackado e o Soldiers teve que realizar o punt. No chute, o recebedor do Juventude acabou se atrapalhando e cedendo um fumble. No snap seguinte, Douglas fez um ótimo passe para Vinicius Zanon que recebeu dentro da endzone faltando 4 minutos para o fim. Touchdown Soldiers. Mauricio Faé entrou e converteu o extra point. 31X07.

Com o placar e o tempo desfavoráveis, o Juventude acabou por arriscar ainda mais o que, novamente, resultou em Punt.O ataque do Soldiers estava apenas gastando tempo e após algumas corridas, o arbitro pediu a bola e decretou o final da partida.

O segundo tempo de jogo ficou marcado por um terceiro quarto que acabou rapidamente com ambas as equipes optando por jogadas terrestres. No último quarto da partida, o Juventude pressionado pelo relógio arriscou em longos passes que não foram efetivos, e ainda sofreu uma interceptação e cedeu um fumble o que só confirmou a vitória do time de Santa Maria. 31×07. Soldiers Campeão Gaúcho 2017

Soldiers com esse título iguala em números ao do Porto Alegre Pumpkins, 4. Soldiers e Juventude voltam a se enfrentar no próximo sábado em partida válida pelo campeonato brasileiro, BFA.

AN1_0629

 

ESTATÍSTICAS

Tendência de jogada do Soldiers: 67% Corrida e 37% Passe

Tendência de jogada do Juventude: 48% Corrida e 52% Passe

Passes Completos: 45% Soldiers e 47% Juventude

 

Descidas: SOLDIERS 13X13 JUVENTUDE

Touchdowns: SOLDIERS 4X1 JUVENTUDE

Extra Points: SOLDIERS 4X1 JUVENTUDE

Field Goal: SOLDIERS 1X0 JUVENTUDE

Turnover on downs: SOLDIERS 0X1 JUVENTUDE

Punt: SOLDIERS 6X6 JUVENTUDE

Fumble cedido: SOLDIERS 1X2 JUVENTUDE

Interceptação sofrida: SOLDIERS 0X2 JUVENTUDE

Descida terminada por conta do tempo: SOLDIERS 1X0 JUVENTUDE

Touchdowns: Douglas Rodrigues(S) no 1ºQ, Fabiano Vargas(S) no 2ºQ, Bruno Bortoluzzi(J) no 2ºQ, Guilherme Busanello(S) no 4ºQ e Vinícius Zanon (S) no 4ºQ

Field Goal: Fabrício Santana(S) no 1ºQ

 

 

Texto e Estatísticas: Gabriel de David

Fotos: Maria Júlia Corrêa

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s