Pelo clássico 265, Inter-SM goleia Riograndense por 4×0 nos Eucaliptos

DSC06505

Assim como Marquinhos (10), Riograndense foi nocauteado na tarde deste domingo (Foto: Wagner Freitas/Radar Esportivo)

O Estádio dos Eucaliptos foi o palco do Rio-Nal 265, na tarde deste domingo, pela nona rodada da Divisão de Acesso. Ambas as equipes, já eliminadas e ocupando as últimas colocações da competição, perderam diversos jogadores, que buscaram outros horizontes longe do futebol gaúcho. Com isso, tinham uma escalação bem diferente daquela que disputou o último clássico santa-mariense. Com o placar de 4 a 0 e com direito a um pênalti desperdiçado, o Inter-SM venceu o clássico diante do Riograndense e dedicou a vitória para a torcida, que não verá nenhum representante de Santa Maria na elite do futebol gaúcho em 2016. As equipes se despedem do campeonato no próximo domingo. O time esmeraldino visitará o Pelotas na Boca do Lobo, enquanto o Inter-SM receberá o São Gabriel no Presidente Vargas.

Primeiro tempo

Logo nos primeiros minutos de bola rolando, Juninho abriu o placar para os visitantes no clássico, para a festa da pequena torcida presente no Estádio dos Eucaliptos. Na frente do marcador, o Inter esperou o rival, que por sua vez, não sabia aproveitar a maior posse de bola que possuía, pois errava muitos passes e arriscava pouco a gol, a ponto de que, em determinado momento, os próprios companheiros discutiam em campo.

O Riograndense tentou chegar com chute de média distância de Evandro, porém saiu fraco e rasteiro, direto para a linha de fundo. A tentativa de pressão realizada pelos mandantes não fez efeito, pois o rival balançou as redes novamente. Tudo começou após cobrança de escanteio para o Riograndense, aos 29 minutos. A bola sobrou para Édipo, que falhou no momento do chute. A zaga então afastou, Jorginho pegou o rebote e armou um contra-ataque mortal ao passar pelo marcador, aproveitou que Feijão estava adiantado e mandou rasteiro para o fundo das redes, 2×0.

Perdendo o clássico dentro de seus domínios, o Riograndense não desistiu, mas não teve êxito em suas investidas. Em cobrança de falta, onde Prill cobrou e Jorginho mandou para escanteio; a cobrança de Sapeka foi fraca e esbarrou na zaga adversária. Logo depois, em mais um avanço, Tiago Duarte, recebeu, avançou, porém errou o último passe, causando descontentamento da torcida presente.

DSC06398

Goleiro Feijão até que tentou, mas não conseguiu evitar a goleada alvirrubra (Foto: Wagner Freitas/Radar Esportivo)

Quando arrancava em velocidade, aos 39 minutos, Maurinho foi derrubado por Cristiano ao lado direito da área. O juiz Rafael Klein marcou pênalti e deu cartão amarelo para o defensor do Riograndense. Juninho Tardelli cobrou, porém o goleiro Feijão defendeu. Aos 42 minutos, o torcedor mandante nem teve tempo de comemorar a defesa do seu goleiro, pois Vainer marcou o terceiro gol do Inter-SM na partida.

Vencendo e sendo superior nos 45 minutos iniciais, restou ao Inter-SM trocar passes, esperando pelo apito final. No último lance, Maurinho, do Inter-SM, Alex Xavier e Cristiano do Riograndense, se chocaram em uma disputa de lance, ficaram caídos no gramado e o jogo ficou parado para o atendimento dos jogadores. Com isso, a primeira etapa foi finalizada.

DSC06407

Maurinho, Alex Xavier e Cristiano lesionados após divida forte no Rio-Nal 265 (Foto: Wagner Freitas/Radar Esportivo)

Segundo tempo

O Inter-SM retornou sem alterações para a segunda etapa. Alex Xavier voltou por parte do Riograndense, com uma touca na cabeça para estancar o machucado, após levar a pior em choque no fim do primeiro tempo. Além disso, Americano entrou na vaga de Cristiano.

Aos primeiros minutos, o Riograndense chegou forte com Júnior, que recebeu dentro da área e mandou uma bomba, espalmada com dificuldade para escanteio pelo goleiro Romário, que ficou caído no gramado. Logo depois, mais uma arrancada da equipe mandante, com Americano, que arrancou e tentou o chute rasteiro, mas o goleiro interceptou a jogada. Uma terceira tentativa de gol foi com Darlem, através da bola parada. O defensor cobrou falta alçando a bola para a área, porém a zaga colorada interceptou.

Tradicionalmente em clássicos, os ânimos ficam exaltados e neste Rio-Nal não foi diferente. Após mostrar-se claramente irritado com a arbitragem, Lucas Fossati foi expulso aos 9 minutos. Edinho, seu auxiliar técnico, tomou conta da casamata até o fim do jogo.

DSC06443

Reclamações de Lucas Fossatti resultaram na expulsão do treinador do Inter-SM (Foto: Wagner Freitas/Radar Esportivo)

Com as mesmas posturas da primeira etapa, o Inter trocava passes e armava rápidos contra-ataques, mas sem deixar de cuidar a defesa; o Riograndense, apático em campo, tentava novamente sem êxito, chegar próximo da área do rival. Com isso, os mandantes marcaram seu quarto gol na partida, com Maurinho, de cabeça, no canto direito de Feijão, aos 28 minutos. Logo depois, o autor do gol deu lugar para Krisman e saiu muito aplaudido de campo.

O maior lance de perigo protagonizado pelo Riograndense aconteceu quando, após o goleiro Romário sair mal em lançamento para a área, e ficar caído no gramado, Tiago Duarte tentou o chute mas foi interceptado. Júnior, ao pegar o rebote, chutou muito longe do gol.

O Inter-SM desperdiçava muitas chances de gols na partida. Em uma delas, Juninho Tardelli aproveitou o passe errado do adversário e avançou em rápido contra-ataque, acompanhado por Jorginho, que tabelou com o capitão e chutou fraco, para fora.

O goleiro Romário foi substituído no fim do jogo pelo experiente Goico, que completava 212 jogos com a camisa do Inter-SM neste domingo. Aos 46 minutos, Krisman, que entrou na vaga de Maurinho, levou cartão vermelho ao cometer falta em Tiago Duarte. Um minuto depois, o árbitro decretou o fim de jogo no Estádio dos Eucaliptos, para a festa colorada e o descontentamento da torcida do Riograndense.

DSC06538

Goleiro Goico (212) entrou no fim da partida para ser homenageado (Foto: Wagner Freitas/Radar Esportivo)

Goleiro Goico comentou sobre o recorde de 212 jogos pelo Internacional de Santa Maria:

Técnico Lucas Fossatti falou sobre a sua volta ao Estádio dos Eucaliptos, desta vez defendendo o time alvirrubro:

FICHA TÉCNICA Riograndense: Feijão, Darlem, Xavier, Édipo, Evandro, Cristiano (Americano), Prill, Sapeka (Adriano), Tiago Duarte, Marquinhos e Júnior.

Inter-SM: Romário (Goico), J.Paulo, Valdemar, Charles, Taffarel, Wesley, Rafael (Dionatan), Vainer, Maurinho (Krisman), Juninho Tardelli, Jorginho.

Gols: Juninho Tardelli, aos 17’/1ºT; Jorginho, aos 29’/1ºT; Vainer, aos 42’/1ºT; Maurinho, aos 28’/2ºT.

Arbitragem: Rafael Klein, auxiliado por Haury Temp, Ismael Fabiano Mancilha e Daniel Guilherme Machado.

Cartão amarelo: Marquinhos, Darlem, Alex Xavier, Cristiano, Evandro, Sapeka e Tiago Duarte (R);  Charles, Taffarel e João Paulo (I).

Cartões vermelho: Lucas Fossati, e Krisman (I)

Local: Estádio dos Eucaliptos.

Texto: Maria Júlia Corrêa

Fotos: Wagner Freitas

Deixe um comentário